quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Entrega de tratores movimenta Jaguaré

Jaguaré - Cerca de 50 agricultores de Jaguaré, Boa Esperança, Nova Venécia, Vila Valério e Pinheiros receberam na manhã de quinta-feira, dia 23, no Parque de Exposições de Jaguaré, máquinas, implementos e equipamentos agrícolas financiados pelo programa Mais Alimento do Governo Federal, através do Banco do Brasil. O programa oferece linhas de crédito especial para o homem do campo com taxas de juros de 2% ao ano e prazo de pagamento que pode chegar a dez anos com carência de 12 a 36 meses.

Foram 42 tratores e 71 implementos agrícolas adquiridos pelos produtores rurais. O valor dos bens é de aproximadamente R$3

O prefeito de Jaguaré Sávio Martins (direita) na entrega da chave do veículo a um dos agricultores presentes na cerimônia.
milhões de reais. O superintendente do Banco do Brasil no Espírito Santo, Fábio Euzébio explica que o programa auxilia o produtor rural a melhorar sua produtividade, renda e economizar recursos.

Através do Mais Alimento o produtor tem acesso a máquinas, equipamentos e implementos com taxas subsidiadas de 2 % ao ano apenas com prazo de carência de até três anos”, frisa Fábio.

Sérgio Mouro foi um dos produtores a comprar uma das máquinas. O pequeno agricultor se diz satisfeito com o negócio e garante que sem o programa não teria feito a aquisição.

O gerente do Banco do Brasil em Jaguaré explica que quando

Agricultores e representantes de sindicatos rurais durante evento.
produtor rural do município procura a agência para fazer empréstimo, geralmente, está em busca de melhoria de qualidade de vida e quer aumento na produção. “Além de financiar tratores percebemos um aumento de produção refletindo no comércio e em contratações. É um grande ganho em toda cadeia gerando  empregos e melhorando a vida da população”, relata o gerente.

Desenvolvimento do setor
O prefeito de Jaguaré Sávio Martins participou do evento e destacou o avanço na agricultura provocado pela entrega dos 42 tratores. “Nós vivemos basicamente do café e estamos introduzindo agora a fruticultura. Com esses implementos a nossa produção tende a aumentar”, conta o prefeito.

Já para o secretário Estadual de Agricultura, Ênio Bergoli, que também esteve na cerimônia, o crédito éo  principal instrumento de política agrícola. “Em 2009 foram 1,3 bilhões de reais em crédito em todo Estado. Com essas máquinas nós estamos viabilizando a agricultura em pequenos espaços para que esses agricultores possam diversificar a agricultura nessa região”, explica Bergoli.

Ainda entre as autoridades presentes na entrega dos tratores estavam o secretário municipal de Sgricultura de Jaguaré, Sr, João Malanquini, o superintendente do Banco do Brasil em Minas Gerais, Tércio Luiz Tavares, o gerente da agência de São Mateus, Sandro Daher e o vice-prefeito de São Mateus,  Mauro Peruch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário