quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eucalípto vanha espaço em Itarana

A cultura da seringueira pode representar uma fonte de diversificação agrícola e de renda, sendo ao mesmo tempo uma boa alternativa para atender à legislação ambiental e preservar o meio ambiente. Dessa forma, com o intuito de incentivar a atividade no município de Itarana, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), em parceria com a prefeitura local, realiza, nesta quinta-feira (30), o 4º Encontro Técnico sobre Silvicultura.

 O evento será no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, das 8h30 às 11h30, e deverá reunir aproximadamente 150 agricultores da região.

 De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper, Jean Carlos Daré, o objetivo do encontro é despertar o interesse dos agricultores de Itarana pela silvicultura e conscientizá-los de que a atividade pode representar uma nova alternativa de diversificação da atividade agrícola na região.

O plantio de seringueiras representa uma alternativa para atender à legislação ambiental com uma atividade rentável. A atividade pode ser explorada em Áreas de Preservação Permanente (APP), como margens de rios, topos de morros e áreas com declividade superior a 45°; incluindo-se também nos conceitos da Reserva Legal, que consiste na obrigatoriedade do reflorestamento de 20% da propriedade rural.

“A implantação da silvicultura em Itarana poderá contribuir para o crescimento econômico da região, e os agricultores poderão, além de garantir mais uma fonte de renda, contribuir para a preservação do meio ambiente”, disse Jean Carlos.

Primeiros plantios

Entre os meses de novembro e dezembro, serão realizados os primeiros plantios na região. Aproximadamente quatro hectares já estão sendo preparados para receber as mudas. Para 2011, a previsão é alcançar 10 hectares plantados no município.



 

 



O engenheiro florestal do Incaper, César Santos Carvalho, afirma que o clima e o solo de Itarana são altamente favoráveis para a plantação de seringueiras.

O evento

Durante o encontro, dois produtores de outros municípios que já cultivam a seringueira foram convidados pelo Incaper para falar sobre a experiência com a atividade. Além disso, serão apresentados ao público os programas do Governo do Estado de incentivo à silvicultura: Adequação Ambiental, Campo Sustentável e o Programa de Expansão da Heveicultura Capixaba (Probores).

O Probores

O objetivo geral do Probores é promover a implantação de 75 mil novos hectares de seringueira no Espírito Santo e, com isso, contribuir para o abastecimento interno do País e propiciar a proteção do meio ambiente, bem como a sustentabilidade do homem.

O produtor participante do projeto será beneficiado com subsídio das mudas em percentuais de desconto, de acordo com o número de covas/mudas requeridas.

O programa visa a incentivar principalmente os pequenos produtores que desenvolvam a agricultura familiar e estejam organizados em associações, cooperativas e assentamentos, mas também está aberto para os demais interessados. Para mais informações, basta entrar em contato com o escritório local do Incaper do seu município.



Programação:

- 8h30 – 09h00: Apresentação do Programa de Adequação Ambiental-Campo Sustentável (Pedro Luiz Teixeira Carvalho – Seag)

- 9 horas – 9h30: Apresentação do Programa de Desenvolvimento da Cultura de Seringueira/Probores (César Santos Carvalho – Incaper de Itarana / Carlos Lobo Teixeira – Incaper de São Gabriel da Palha)

- 9h30 – 10h00: Lanche

- 10 horas – 10h30: Satisfação do Produtor Rural com a Cultura da Seringueira (Abimael Corrêa do Nascimento Filho – Produtor Rural de São Gabriel da Palha)

- 10h30 – 11h00: Análise Econômica Comparativa das atividades referentes às culturas de seringueira, eucalipto e à pecuária do corte (Célio Pitanga – Produtor Rural de Linhares)

- 11h15: Sorteio de brindes aos participantes

- 11h30: Encerramento oficial



Nenhum comentário:

Postar um comentário